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O Sucesso da Realidade Aumentada para Mídias Sociais

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O Sucesso da Realidade Aumentada para Mídias Sociais

Filtros em Realidade Aumentada para Redes Sociais

Como filtros em realidade aumentada estão mantendo o Snapchat vivo

É inegável que o Snapchat passa por maus bocados desde a adição dos stories no catálogo de features do Instagram. Ele, que já foi líder absoluto no mercado de vídeos temporários e de curta duração, luta para se manter relevante no mercado – e a recente chegada do Twitter na jogada dificulta ainda mais a situação do fantasminha. Porém, tem algo que o Snapchat faz melhor do que qualquer um dos seus concorrentes: filtros em realidade aumentada (AR)

Há um ditado que diz que nada chama mais atenção na internet que bebês e gatinhos. Bem, talvez o Snapchat tenha provado verdadeira essa afirmação, pois há não muito tempo, a realidade aumentada ganhou proporções jamais antes vistas: Todas as principais redes sociais do mercado viram os seus feeds de notícia serem bombardeados por vídeos engraçados de bebês, ou melhor, de adultos transformados em bebês. Confuso? Deixa que nós explicamos!

A realidade aumentada (AR) tornou-se um marco de muitas indústrias. Embora a indústria de jogos obviamente apresente muito interesse nesse sentido, a maior parte do negócio de marketing começou a decolar usando essa nova tecnologia. Isso é estimulado pela incorporação do AR em suas plataformas por empresas como Facebook, Instagram e Snapchat, oferecendo às empresas e marcas formas mais novas e melhores de divulgar seus produtos.

A principal razão pela qual o AR se tornou um sucesso tão retumbante no mundo das mídias sociais tem a ver com a imersão. Quanto mais imersiva for uma experiência, mais provável será que se traduza em vendas diretas para uma determinada marca ou empresa. Apesar do fato de que AR ainda é um novo campo que está mudando a cada dia, as marcas conseguiram aumentar tremendamente o envolvimento do público, aproveitando-o.

Um dos filtros do Snapchat, chamado de Baby Lenses, é capaz de mapear o rosto do usuário – com o auxílio da câmera de selfie e da realidade aumentada – e lhe transformar em um bebê! O resultado não poderia ser outro, milhões de pessoas correram para baixar o aplicativo e testar o filtro que virou febre nas últimas semanas. Veja abaixo um vídeo com jogadores do NBA utilizando o filtro em questão:

Após assistir o vídeo você, como bom empreendedor que é, deve estar se perguntando “como isso ajudaria a minha empresa?”. Duas palavras: engajamento e visibilidade. Observe que nós vivemos em um mundo conectado, portanto nada do que fazemos em um determinado ambiente morre nele.

Foi o que aconteceu com o Snapchat; quando os usuários gravavam os seus vídeos, ficavam tão entusiasmados com a tecnologia, que sentiam o desejo compartilhar com mundo o resultado. Assim, um filtro que nasceu no aplicativo do Snapchat, rapidamente viralizou e se espalhou pelo

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e diversas outras áreas da internet, gerando não apenas visibilidade, mas um engajamento tão massivo que fez com que as ações da empresa subissem mais de 10% na semana de lançamento do filtro.

 

E quem não usa Snapchat?

Não se preocupe, nós sabemos que embora o Snapchat emplaque vários hits com realidade aumentada, ele não é a plataforma ideal para se fazer negócios. Por isso, investimos constantemente em tecnologia e mão de obra especializada para criar filtros igualmente surpreendentes nas plataformas do Facebook e do Instagram, pois acreditamos que para que a tecnologia atinja o seu maior potencial, ela precisa ser acessível a todos e em qualquer lugar.

Graças ao apoio do Facebook e do Instagram, filtros em AR não precisam mais que o usuário baixe nenhum aplicativo adicional. É tudo feito através dos apps oficiais dessas empresas, de forma prática e intuitiva.

Como funciona a realidade aumentada?

A realidade aumentada é baseada na tecnologia de integração de recursos digitais, como mapas, ícones, emoticons, filtros, tags de localização, etc. nos quadros de tela. É por meio de câmeras e sensores do telefone, como o GPS, que um aplicativo ou uma plataforma de mídia social exibirá diferentes componentes digitais diretamente na tela.

Com a mídia social se tornando um espaço cada vez mais competitivo para as marcas, cada nova tendência é vista como uma potencial mudança no jogo. A realidade aumentada é uma oportunidade para fornecer aos clientes uma experiência interativa e pronta para uso.

Muitas marcas como Timberland e Sephora são exemplos perfeitos de realidade aumentada incorporada em estratégias de marketing. Na verdade, o Facebook fez um anúncio sobre seus planos de incorporar os recursos de realidade aumentada em sua plataforma. Já integrou máscaras e filtros no Facebook Messenger.

Os clientes podem usar o messenger para experimentar os diferentes produtos oferecidos pela Sephora. Os motores Nike e Kia são os próximos da linha para oferecer recursos de AR a seus clientes em potencial.

Como funcionam os filtros de realidade aumentada?

Como toda excelente tecnologia, filtros em AR são bem simples, basta abrir a câmera do Facebook ou do Instagram – através de um link que pode ser compartilhado em qualquer lugar – para testá-lo. É tudo feito de forma automática pelo aplicativo. A partir daí, criadores influenciadores e usuários comuns poderão gerar fotos e vídeos diretamente do aplicativo, compartilhando-os através de posts, lives ou stories.

Gostou da tecnologia? Entre em contato conosco e veja como podemos tornar o relacionamento com o seu cliente ainda mais próximo e interativo.

A WhatsNext Digital  é uma empresa de desenvolvimento de aplicativos AR que trabalha com tecnologia baseada em marcadores e sem marcadores. Entre em contato conosco hoje para discutir seu projeto.

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