Como você gostaria de falar conosco?

Realidade aumentada na educação

Home - Realidade Aumentada - Realidade aumentada na educação

Realidade aumentada na educação

Realidade Aumentada na Educação

A realidade aumentada na educação logo afetará o processo de aprendizagem convencional. 

O AR tem o potencial de alterar a localização e o tempo de estudo, para introduzir formas e métodos novos e adicionais. As capacidades da tecnologia de Realidade Aumentada podem tornar as aulas mais envolventes e as informações mais apreensíveis.

Os educadores sabem que o processo de aprendizagem deve ser tudo sobre criatividade e interação. Embora os professores não precisem necessariamente recrutar todos os estudantes para a ciência, seu objetivo é atraí-los para um assunto. É aí que o AR pode ser útil.

Realidade aumentada na educação

Atualmente, 80% dos jovens possuem Smartphone. A maioria deles são usuários ativos de Smartphone que usam esses Gadgets para acessar plataformas sociais, jogar e estar em conexão com amigos e parentes. Enquanto isso, uma parte muito menor dos jovens adultos usa telefones para fins de estudo, para fazer o dever de casa, descobrir informações sobre um assunto, etc.

O potencial de combinar Smartphone e Realidade Ativa para a educação é grande, embora ainda precise ser totalmente descoberto. A AR, de várias formas, pode conceder aos alunos informações digitais adicionais sobre qualquer assunto e tornar informações complexas mais fáceis de entender.

Hoje em dia podemos encontrar alguns excelentes exemplos de realidade aumentada na educação em todo o mundo. A capacidade de conectar a realidade e o conteúdo digital tem melhorado constantemente, abrindo mais opções para professores e alunos.

Realidade Aumentada na Educação
Realidade Aumentada na Educação

Realidade Aumentada na sala de aula

O conteúdo animado de realidade aumentada em aulas presenciais pode chamar a atenção dos alunos em nosso dia e idade dinâmicos, além de motivá-los a estudar. Adicionando dados extras, por exemplo, uma pequena biografia de uma pessoa, curiosidades, dados históricos sobre sites ou eventos, modelos 3D visuais, daria aos alunos uma compreensão mais ampla dos tópicos.

Ao fazer o dever de casa, os alunos podem verificar certos elementos de um livro e receber dicas de texto, áudio ou vídeo dos professores. Ou eles podem encontrar informações úteis sobre o curso, um professor ou outros alunos que poderiam levar a uma melhor comunicação.

Explique conceitos abstratos e difíceis

A tecnologia AR tem a capacidade de renderizar objetos que são difíceis de imaginar e transformá-los em modelos 3D, facilitando assim a compreensão do conteúdo abstrato e difícil. Isso é especialmente bom para aprendizes visuais e praticamente qualquer pessoa para traduzir material teórico em um conceito real. Por exemplo, o Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal, integra AR em aulas de matemática e os alunos relatam como útil, fácil e interessante.

 

Engajamento e interação

Ao incorporar a Realidade Aumentada em lições, os professores podem envolver os alunos no processo com modelos tridimensionais. Pode ser apenas uma parte da lição, como um teaser ou o suporte do tópico principal com informações adicionais de uma perspectiva diferente. Como este caso, quando uma empresa de tecnologia C anadian CASE transformou a parede do ginásio da escola em um jogo de bola, adicionando a camada de Realidade Aumentada a ele. Crianças através de bolas em uma parede para bater formas flutuantes e assim ter exercícios físicos divertidos.

 

Descubra e aprenda

Visitantes de museus podem acessar AR via Smartphone e descobrir conteúdo histórico relacionado a objetos. Informações adicionais sobre o que eles veem, embora devido a limitações de espaço ou orçamento, nem todos os museus e pontos de referência podem pagar isso. Uma vez que o AR se torne mais disponível, haverá novas grandes oportunidades para os museus. A vantagem é que a realidade aumentada já é acessível aos visitantes por meio de dispositivos móveis.

 

Modelagem de objetos

Treinamento manual, exercícios com as mãos, resolução de problemas, etc. ajudam a obter um melhor conhecimento de qualquer lição. Os aplicativos de AR para estudantes de medicina podem ser uma das formas de aprender anatomia humana, explorar mais profundamente. Realidade Aumentada basicamente significa interação com modelos 3D. E você pode definir a rotação, transparência, esquema de cores, estilos etc.  Finalmente, pode haver animações mais avançadas através de dispositivos especiais, como lentes holográficas, em vez de Smartphone.

 

Treinamento

Em muitos casos, o conhecimento teórico não é suficiente para obter habilidades adequadas em áreas profissionais. Os estudantes não devem ser meros ouvintes e observadores passivos. Os alunos de faculdades técnicas precisam especialmente de prática e experiência prática em suas áreas. Por meio da interação, ao contrário da RV, os recursos de AR podem ajudar a realizar uma prática virtual – com tutoriais aumentados, modelagem digital e simulações, e adquirem alguma experiência no final. Não é um segredo que os alunos motivados e engajados entendam melhor um assunto e aprendam mais rápido.

Conclusão

Apesar do crescente uso da Realidade Aumentada em muitas áreas da era moderna, a realidade aumentada na educação ainda é nova e instável. Embora as possibilidades de RA no ensino / estudo sejam ótimas, proporcionando novas formas de aprendizado. Os professores conseguem atrair a atenção dos alunos e motivá-los melhor, enquanto os alunos adquirem novas ferramentas para visualizar seus assuntos e conceitos complexos, bem como obter habilidades práticas. Além disso, até os pais podem se beneficiar – envolvendo seus filhos para estudar com aplicativos lúdicos.

Veja como funciona e o que é Realidade Aumentada

Leave A Comment