Como você gostaria de falar conosco?

Realidade aumentada revolucionara a educação nas escolas

Home - Realidade Aumentada - Realidade aumentada revolucionara a educação nas escolas

Realidade aumentada revolucionara a educação nas escolas

Realidade Aumentada na Educação

Realidade aumentada na educação

realidade aumentada no setor da educação está crescendo! e, ao fazê-lo, é importante observar como o potencial da AR pode ser aproveitado na sala de aula.

Os tempos mudaram. Pedimos comida pelo iFood, encontramos a outra metade pelo Tinder, e enviamos mensagens pelo Snapchat que só veem a luz do dia pois se autodestroem após serem visualizadas. Todas as áreas do conhecimento foram, de alguma forma, impactadas profundamente pela tecnologia. Agora é a vez da educação.

Em um ambiente onde temos acesso ilimitado a conteúdos de todas as partes do mundo, engajar crianças e adolescentes em sala de aula se tornou uma tarefa quase impossível. Segundo o último relatório educacional de Harvard, o desinteresse dos estudantes cresce a cada ano, pois as instituições de ensino pararam no tempo e falharam em se adaptar às mudanças trazidas pela tecnologia.

Não é incomum encontrarmos alunos passivos, desmotivados e frequentemente dispersos em sala de aula. A verdade é que em algum momento do percurso evolutivo da educação, escolas e estudantes se desconectaram, passaram a falar línguas distintas.

Por outro lado, se você alguma vez já viu uma criança mexendo em um tablet, certamente percebeu o fascínio em seus olhos durante a atividade. A tecnologia é capaz de cativar a todos, não importando idade, escolaridade ou status social, então por que não aproveita-la para o bem, transformando o aprendizado em algo divertido?

Essa é a premissa da realidade aumentada (AR), combinar o melhor dos dois mundos em uma experiência inesquecível para o aluno. Imagine um planeta onde livros falam com seus leitores, esclarecendo dúvidas de forma lúdica, enquanto exibem vídeos e animações tão detalhadas que mais parecem reais. Esse planeta é a Terra.

“Mas como isso funciona?”, você deve estar se perguntando – e nós ficamos muito felizes por isso. A realidade aumentada, como toda excelente tecnologia, é muito simples: ela utiliza a câmera de um smartphone ou tablete para “escanear” o mundo físico e projetar nele hologramas virtuais (sim! Hologramas como aqueles do filme do

Homem de Ferro!) de absolutamente qualquer elemento existente na natureza ou no imaginário humano.

Imagine que você é uma editora de livros de história e gostaria que os seus leitores pudessem visitar as pirâmides de Gizé; com a realidade aumentada, você pode inserir na página do livro uma foto das pirâmides que, quando escaneada pelo dispositivo, exibirá para o leitor, um vídeo ou animação sobre elas, ou mesmo uma espécie de jogo interativo, onde o usuário decide por onde caminhar. Nós sabemos que isso pode ser um pouco difícil de imaginar, por isso selecionamos esse vídeo da Bitar Labs, uma editora grega de livros interativos, para que você confira a tecnologia em ação:

Gostou? Essa é apenas uma das quase infinitas possibilidades da realidade aumentada! Entre em contato conosco. Temos uma equipe de profissionais prontos para dar vida às suas ideias. Juntos podemos revolucionar a educação!

Solicite um orçamento 

Topicos:  Realidade Aumentada  – Marketing Digital –  Videos  

Leave A Comment