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Realidade Aumentada de Geolocalização

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Realidade Aumentada de Geolocalização

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Aplicativos de realidade aumentada com geolocalização

2018 viu um interesse crescente em realidade aumentada à medida que a tecnologia se torna mais facilmente disponível para usuários em todos os lugares. Em suma, a realidade aumentada (AR) funciona através de camadas de conteúdo virtual 2D ou 3D em cima de locais e objetos do mundo real, que podem ser acessados ​​usando dispositivos inteligentes, como telefones e tabletes e também tecnologia wearable, como óculos inteligentes. Ao contrário dos jogos e aplicativos de realidade virtual que precisam de investimento em head sets dedicados, os aplicativos de realidade aumentada podem funcionar em Smartphone e head sets comumente disponíveis. Isso abre o caminho para a ampla distribuição de aplicativos de AR. A adoção do AR pelo consumidor criou um mercado próspero para aplicações de AR em todos os setores, desde aplicativos populares de redes sociais, como o Snap chat, até aplicativos de promoção de produtos, como o catálogo.

 

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A tecnologia AR pode ser amplamente classificada em quatro tipos:

  • AR baseada em marcador
  • AR sem marcadores ou baseados em GEO Localização
  • AR com base em projeção
  • AR com base em superimposição

Atualmente, a maioria dos aplicativos de AR se enquadra nas duas primeiras categorias – AR baseada em marcadores e AR baseada em localização. A AR baseada em marcador usa principalmente recursos de reconhecimento de imagem para exibir informações virtuais sobrepostas em objetos específicos.

Apps de geolocalização de Realidade Aumentada (AR)

AR sem marcadores, também denominado AR baseada em geo-localização, refere-se a características de realidade aumentada que estão ancoradas na localização em tempo real. Os dados digitais são virtualmente colocados sobre o ambiente físico real, permitindo que os usuários o acessem usando dispositivos prontos para AR, como Smartphone. A partir de agora todos os Smartphone já vêm com recursos de detecção de localização. Com o lançamento do ARKit, da Apple, e do ARCore, do Google, os telefones que suportam aplicativos de realidade aumentada estão se tornando disponíveis aos consumidores em todos os lugares. Isso provavelmente levará a mais interesse e escopo para aplicativos de localização geográfica de realidade aumentada.

 

Como funcionam os aplicativos de geolocalização?

Aplicativos de geo-localização de realidade aumentada são criados usando uma combinação de mecanismos de determinação de dados geoespaciais e tecnologia AR. Marcadores geográficos (também chamados de “pontos de interesse”) são identificados pela primeira vez. A posição exata do Smartphone é determinada por meio de consultas aos sensores relevantes no dispositivo. A localização geralmente é determinada via GPS ou beacon, juntamente com a bússola digital incorporada e os acelerômetros em dispositivos móveis. As sobreposições digitais ou “ampliações” são colocadas virtualmente sobre os pontos de interesse. Estes podem incluir efeitos sonoros, animações, música, vídeos, imagens, etc. Os usuários podem ativar e interagir com as sobreposições digitais com base em sua localização física.

 

Os desafios da criação de aplicativos AR baseados em localização:

A precisão é um fator crítico para a criação de aplicativos de Realidade Aumentada baseados em localização geo funcional. A informação virtual deve ser exibida na tela, independentemente do ângulo da câmera (retrato, paisagem ou inclinado). Os dados do GPS usados ​​para triangular a posição exata do usuário também devem estar livres de erros. Todos os recursos do AR devem ser personalizados, calibrados para uma ótima experiência do usuário.

 

Casos de uso:

AR baseada em localização pode ser empregada para criar aplicativos para uma ampla variedade de propósitos. À medida que mais Smartphone vêm equipados com recursos prontos para AR, o público em potencial para aplicativos comerciais fica maior a cada dia. Aqui estão alguns dos casos de uso para aplicativos de AR baseados em localização.

Jogos e entretenimento: o uso mais conhecido da AR baseada em localização é em jogos como Pokemon go e Ingres. Aplicativos de entretenimento que fazem uso do ambiente imediato do jogador e ambiente atraem grandes públicos. O Juego Studios criou um Jogo AR social para os jogadores se encontrarem e interagirem em sua localidade. Para mais informações visite: Jogo de Realidade Aumentada e Plataforma Social

Marketing e promoção : os aplicativos AR podem ser usados ​​para exibir informações promocionais, como notícias sobre ofertas e vendas, sempre que os usuários estiverem próximos a lojas, restaurantes, etc. A Juego Studios criou o GPS Treasure Hunt, uma caça ao local baseada em atividades promocionais .

Aplicativos de utilitários: Aplicativos de navegação e de localização podem ser aprimorados usando os recursos de RA para fornecer informações mais interessantes aos usuários.

A WhatsNext Digital  é uma empresa de desenvolvimento de aplicativos AR que trabalha com tecnologia baseada em marcadores e sem marcadores. Entre em contato conosco hoje para discutir seu projeto.

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