Como você gostaria de falar conosco?

O que é Realidade Aumentada e como ela funciona?

Realidade aumentada é a tecnologia que permite expandir os limites do mundo físico, adicionando camadas de informações digitais sobre ele. Essa experiência amplia o mundo real com recursos que contem imagens, textos, animações e diversos outros elementos do mundo virtual.

Dessa forma, é muito importante distinguir a realidade aumentada da realidade virtual (VR). Na AR, dados e objetos virtuais são projetados no mundo real com o auxílio da câmera de um smartphone ou tablet, enquanto no VR o usuário mergulha no mundo digital através de um óculos VR. Nessa ocasião, o mundo físico é completamente sobreposto pelo virtual em uma experiência de imersão completa.

Você pode não saber disso, mas a realidade aumentada já faz parte das nossas vidas há um bom tempo. Na TV, ela é frequentemente usada em programas esportivos – sobretudo de futebol – para fazer projeções no campo. Marcações de impedimento e propagandas interativas são as mais comuns.

Na internet, a versatilidade dessa tecnologia fez com que ela virasse febre nas redes sociais com filtros de realidade aumentada que colocam objetos digitais como máscaras e óculos no seu rosto, por exemplo. Mas a realidade aumentada vai muito além disso.

.

Realidade Aumentada como ela funciona?

De forma simples, um aplicativo de realidade aumentada utilizará a câmera do seu dispositivo móvel para escanear o mundo à sua volta em busca de um alvo (target). Esse alvo pode ser um simples código QR ou uma complexa ilustração. Qualquer imagem 2D pode servir de alvo para a AR, desde que ela seja programada para tal.

Então, assim que o alvo for encontrado, o app de realidade aumentada iniciará a projeção dos objetos virtuais programados para o alvo. Logo, em um único aplicativo AR pode conter diversas experiências inseridas nele.

No entanto, os alvos de realidade aumentada não se limitam a imagem 2D. Imagens 3D, como rostos, podem servir de alvo para a realidade. Esse é um padrão comum nas redes sociais, onde o rosto do usuário serve de alvo para a projeção AR.

Uma outra possibilidade, é a projeção AR de reconhecimento espacial. Nessa experiência, o aplicativo não buscará por uma imagem, mas por um padrão espacial. Você verá nessa página que um dos nossos filtros utiliza o reconhecimento espacial para projetar um foguete 3D no chão.

.

AR sem app? Conheça os filtros para mídias sociais

Nada funciona sem app, mas os filtros de  Realidade Aumentada para redes sociais possuem um grande diferencial: eles funcionam direto no app do Facebook e/ou do Instagram, portanto usuários não precisam baixar nenhum aplicativo extra para experimentá-los. Eles funcionam de forma muito semelhante à realidade aumentada com app para Android ou iOS, mas direto nas redes sociais, podendo ser usado em stories, lives, fotos, vídeos, etc. Conheça alguns exemplos abaixo:

Reconhecimento Facial

A experiência AR mais popular nas redes sociais é aquela que projeta elementos digitais no rosto do usuário. Essa tecnologia foi um dos principais fatores pelo qual o Snapchat se tornou um dos apps mais populares do mundo. Você deve ter acompanhado a febre dos filtros de bebê.

Antecipando o Halloween, fizemos uma máscara que transforma você no clássico Frankenstein, e o melhor, respeitando os seus traços faciais. Clique no botão abaixo, abra a câmera de selfie e veja como você ficaria se pintasse uma máscara de Frankenstein no rosto.

Reconhecimento Espacial

Um outro modelo de AR muito popular nas redes sociais são os filtros por reconhecimento espacial. Isso porque, diferente a realidade aumentada tradicional, esses filtros não exigem que o usuário escaneie nenhum target para experimentá-lo.

Teste você mesmo! Abra a câmera do Facebook pelo botão abaixo, aponte para o chão e toque na tela para projetar o foguete. Você verá que nessa experiência o target é substituído por qualquer superfície plana, garantindo mais imersão e portabilidade ao filtro.

Reconhecimento de Alvo

Dentre as experiências AR, a mais comum é aquela que precisa de um alvo para funcionar. Em suma, o aplicativo utilizará a câmera para buscar uma imagem que corresponda com a que foi programado para reconhecer. Note que o app reconhecerá a imagem mesmo ela estando cortada no nosso site.

Faça o teste você mesmo! Clique no botão abaixo para abrir a câmera do Facebook e aponte para a imagem do metrô ao lado. Certifique-se de aproximar a câmera da imagem para facilitar o reconhecimento da mesma.

AR NA EDUCAÇÃO

Em breve, o processo educacional será profundamente revolucionado. Livros, antes limitados a imagens e textos, exibirão vídeos, animações e diversos outros elementos que transformarão o aprendizado em uma experiência rica e divertida.

Com uma abordagem um tanto diferente, a primeira criação em AR  amplamente difundida no mundo educacional, não foi feita em livros, mas através de uma camiseta capaz de simular os órgãos internos do torso, o que deu uma nova dimensão ao ensino de anatomia para crianças e adolescentes.

AR NO VAREJO

Com o mundo se tornando 100% digital, varejistas buscam hoje formas de atrair clientes para as suas lojas. Para isso, a AR pode ser usada para garantir que usuários saibam o preço e a localização de cada produto sem procurar nos corredores.

Alinhada às necessidades do seus clientes, a gigante do varejo de móveis, Ikea, desenvolveu um aplicativo capaz de projetar no mundo real objetos virtuais (hologramas) dos seus móveis, garantindo que os consumidores pudessem prová-los antes da compra.

AR NA INDÚSTRIA

Durante a capacitação de profissionais da indústria, a prática é fundamental. Contudo danos oriundos do mau uso dos equipamentos não são raros. Com a realidade aumentada, é possível treinar os seus funcionários em um mundo virtual interativo idêntico ao físico.

Essa é uma tendência que cresce cada vez mais no mundo; escolas e grandes empresas estão se certificando que o estudante ou funcionário tenha total domínio sobre o maquinário antes de introduzi-lo à prática real, o que ajudou a reduzir os caso de acidentes durante aulas práticas.

Nosso portfólio

PROJETOS INCRÍVEIS

Projetamos cada produto para que ele flua com a leveza e a naturalidade de uma nuvem, por isso trabalhamos constantemente para aprimorar a experiência de imersão e interatividade do usuário.

Gostou dos projetos?

Aplicações

USOS DA AR

Embora as possibilidades da realidade aumentada sejam quase irrestritas, essas são algumas das nossas especialidades. Ficou interessado em alguma delas ou mesmo deseja algo diferente?

AR EM CARTÕES DE VISITA

Dizem que a primeira impressão e a que fica, mas e se você tivesse uma segunda impressão ainda mais impactante? Com a AR, os seus cartões de visitas nunca mais serão os mesmos.

Contato

AR EM CONVITES

Só festejamos ocasiões realmente importante para nós, por isso o seu convite precisa refletir empolgação e felicidade. Os nossos convites em AR farão com que os seus convidados comecem as comemorações antes mesmo da festa.
Contato

AR EM CAMISETAS

Não há nada como estampar no peito os seus ideais, expressar livremente os seus pensamentos. Faça isso com estilo e muita tecnologia para surpreender todos ao seu redor.
Contato

AR EM LIVROS

Transcenda os limites do papel. Publique livros capazes de reproduzir vídeos, animações e muito mais com a realidade aumentada.
Contato

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e saiba tudo sobre realidade aumentada.