Comunicação Visual

  • 12 de agosto de 2021

SINALIZAÇÃO DIGITAL

O que é

Digital Signage

Numa definição mais ampla, a Sinalização Digital ou “Digital Signage, como é globalmente conhecida, trata-se de um sistema que utiliza a tecnologia de diversos displays como Tvs, Monitores de computadores, Oled, Plasma, Painéis de Leds ou qualquer tipo de tela plana interligada para comunicar, entreter, informar ou divulgar qualquer tipo de publicidade.

Por Quê

Digital Signage.

No momento pós pandemia, com a retomada gradual do comércio físico, surgem novos papéis e responsabilidades para a comunicação visual no ponto de venda. Na era da informação mais do que nunca a disputa pela atenção e pelo bolso do consumidor está acirrada e as múltiplas telas digitais espalhadas pelas lojas podem ser grandes aliadas na comunicação do varejo moderno. A combinação de conteúdo e entretenimento que as telas proporcionam e possibilita o varejo tornar a jornada de compra mais prazerosa, faz com que a comunicação com o cliente seja mais dinâmica, eficiente, inovadora e cria novas experiências ao consumidor.

Razão 01

Posicionamento automático da marca como inovadora e digital.

O primeiro aspecto relevante do uso de telas digitais e painéis de Led no ponto de venda físico é o fato de que automaticamente posicionam a marca do varejo como inovadora e digital. Lojas que investem em tecnologia de Digital Signage  são percebidas pelos clientes como mais inovadoras e conectadas com a cultura digital.

Razão 02

Interação com funcionalidade

O Digital envolve, ensina e tira o cliente de seu estado puramente racional, utiliza as telas para transportar o consumidor para um estado favorável à decisão de compra. O ponto de venda vai muito além de um local de venda de produto: ele é o principal momento de relacionamento entre consumidor e as marcas.

Razão 03

Segmentação e curadoria da comunicação das ofertas

Tipicamente, uma loja recebe clientes diferentes em momentos diferentes, com variadas missões de compra. Pessoas mais jovens em determinados horários, clientes com mais pressa em outras, consumidores que buscam autoindulgência . A Comunicação Digital no ponto de venda permite programar a exibição de conteúdos diferentes para cada público, de acordo com local, horário, clima  entre outros fatores.

Razão 04

Experiências baseadas em dados dos clientes

Interagir com Telas é tão natural para o consumidor que isso pode e deve ser utilizado pelo varejo. Com frequência o público prefere interagir sozinho com uma máquina do que esperar por um funcionário da loja. (O crescimento dos self check-outs dos supermercados, o auto atendimento nos restaurantes e aeroportos, é um bom exemplo disso) Esse momento é uma grande oportunidade de coletar dados dos consumidores e alimentar a base de conhecimento sobre eles.

Razão 05

Fonte de receita extra
com fornecedores.

O varejo procura sempre novas oportunidades de geração de receitas. O ponto de venda hoje, também é um ponto de informação sobre produtos e serviços. Ponto de venda é mídia, tecnologias digitais de visibilidade permitem adotar os mesmos princípios de mídia convencional comercializando espaço nas telas digitais de forma automatizada e gerando novas receitas.

Razão 06

Sustentabilidade

Apresentar os produtos e serviços de maneira lúdica aos clientes por meio digital pode significar uma redução no uso de papel, banners plásticos e cartazes impressos, por exemplo. Além da economia gerada pela troca contínua desse tipo de material, o uso digital está em total alinhamento com as novas diretrizes de ESG (meio ambiente responsabilidade social e governança corporativa),  uma vez que a sustentabilidade é um caminho a ser percorrido por todas as organizações.  

Motivos Estatísticos

400%

O Digital Signage possui 400% mais visualização que materiais impressos. (5 vezes mais)

67%

Pessoas impactadas nos grandes centros
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Motivos Estatísticos

Um estudo da IPSOS, referência em pesquisas do mundo globalizado mostrou que 67% da população dos grandes centros afirma já ter sido impactado pelo Digital Signage. Entre os motivos para isso está a interação proporcionada pela animação e brilho dos conteúdos. O que os anúncios estáticos não oferecem.

63%

Das pessoas relatam que tem a atenção mais atraídas que outros meios visuais.
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Motivos Estatísticos

63% das pessoas relatam  que a Sinalização Digital atrai mais sua atenção que a publicidade na TV, internet e outdoors. Os varejistas estão escolhendo este sistema devido ao seu baixo custo e versatilidade, mas o alto impacto é a principal vantagem.

70%

Pessoas atingidas por vídeos digitais
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Motivos Estatísticos

O vídeo digital atinge em geral 70% do público. O conteúdo relevante de Digital Signage impulsiona o engajamento do cliente, mas a magnitude de seu alcance é que rivaliza com outros canais, comparado com Facebook e plataformas de vídeo online, que atingem menos de 45%.

42%

Preferem comprar em lojas com apelo digital
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Motivos Estatísticos

Se for para escolher, 42% dos telespectadores de varejo preferem fazer compras em lojas que possuem monitores de vídeo que possa ser interagido.

60%

Decisões de compra são feitas no ponto de venda, baseadas na experiência.
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Motivos Estatísticos

Mais de 60% das decisões de compra são feitas no ponto de venda. As lojas podem abraçar ao invés de temer a crescente tendência de varejo de " Show Room", aumentando a chance de manter compradores no ponto de venda para concluirem suas compras com conteúdo que cria experiência e emoção. 

30%

Clientes acham que menus digitais influenciam as compras
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Motivos Estatísticos

Esse percentual de clientes acham que menus digitais influenciam a compra de produtos. Vibrante e atraente, o Digital Signage contrasta com menus tradicionais e placas de alimentos estáticos.

35%

Tempo de redução na espera percebido no check-out.
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Motivos Estatísticos

Esse é o tempo de redução na espera percebida no check out do cliente.

32%

Acréscimo na recuperação do volume global de vendas.
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Motivos Estatísticos

Digital Signage acrescenta uma recuperação de 32% no volume de vendas global. Por ser forçado a ficar em longas filas, procurar produtos, verificar preços e disponibilidade frustra os clientes. Há portanto um enorme potencial de vendas. Para as empresas capturarem oportunidades perdidas, tornando a experiência de compra mais eficiente e satisfatória. Cria uma experiência imersível na loja, maximizando cross-sells, up-sells e compras por impulso através de rápida adaptação e implantação de conteúdo em tempo real.

80%

Clientes dispostos a pagar mais.
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Motivos Estatísticos

Segundo levantamento, sómente 3 em cada 10 empresas conseguem atender ás expectativas de seus clientes e 80% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por melhores experiências de compra.

Como funciona

(Diagrama)

Iniciando o projeto!

Cases Globais

(inspiração)